Prezados (ex) colegas de trabalho.
Toda vivência que temos nos ensina, de alguma forma, algo sobre a vida e as pessoas. E aprendi muito com vocês neste espaço de tempo em que compartilhamos do mesmo ambiente de trabalho. Sabemos que nossa existência é bem curta e não levaremos nada dela, mas podemos deixar muito para os que nos conheceram e conviveram conosco em nossa breve existência.
Podemos deixar para nossos "colegas" um exemplo de profissionalismo e não de vaidade pessoal, para que haja mútuo respeito e harmonia no ambiente de trabalho.
Podemos também deixar um exemplo de efetiva amizade, para que se possa construir "relações mais humanas" (no sentido ético do termo) e menos destrutiva para os que temos como "companheiros de jornada".
Podemos ainda deixar um exemplo de coerência e sinceridade, para que se desenvolva um ambiente relacional que não seja dominado pela indiferença do olhar e falsidade das ações, em nome de uma imediatista e medíocre necessidade de autoafirmação e/ou "ascensão social".
Podemos também deixar um exemplo de maturidade e equilíbrio, para que as relações de hierarquia profissional não sejam determinadas pela crueldade das palavras e pela violência arbitrária dos gestos, que demonstra muito mais despreparo emocional e insegurança profissional do que propriamente uma imagem e condição de "respeito".
Podemos, por último, deixar um exemplo de companheirismo e solidariedade, para que tenhamos um mundo de afetos sinceros e mútuo acolhimento entre as pessoas, para que não se jogue na lixeira da hipocrisia a importância e dimensão de humanidade que temos quando se compartilha da mesma mesa e se comunga da mesma refeição, sorrisos e abraços.
Sigamos nossas vidas, aqui me despeço.
Comentários