Pular para o conteúdo principal

A educação e a questão do racismo no Brasil

A questão racial no Brasil foi sempre ideologicamente camuflada em nome de uma suposta “harmonia racial”. Olhando a história educacional no Brasil vemos claramente a configuração de um ideário que determina a hegemonia da cultura branca europeia. Os livros didáticos infantis só continuam imagens afirmativas de crianças brancas, não havendo um reconhecimento da dignidade e legitimidade de negros e índios.

Sabemos da difusão sistemática e histórica, de diversas formas, desse imaginário de segregação e desconsideração dos negros e indígenas; lembramos que as meninas negras queriam e usavam bonecas brancas e louras para brincar, que achavam seu “cabelo ruim”, que “negro quando não caga na entrada caga na saída”, que “índio é bicho preguiçoso”, etc.. Hoje temos o desafio inadiável de desconstruir essa ideologia etnocêntrica branca e inserir, na práxis pedagógica, o reconhecimento afirmativo da imagem e da herança cultural – que nos perpassa enquanto brasileiros – das outras matrizes étnicas. Essa dinâmica não se estabelece apenas como uma questão apenas de “formação continuada” dos educadores, mas um posicionamento ético que exige determinação e compromisso.

Para refletirmos as relações raciais e a forma de como são constituídas as ideologias, não podemos deixar de considerar - como educadores críticos - o papel da mídia nesse processo de configuração da imagem negativa, sobretudo na população negra. Diariamente as páginas policiais dos jornais colocam “bandidos” negros sendo presos ou criminalizados em suas ações, o que muitas vezes não possui muito fundamento; estes já estão socialmente condenados. Em contrapartida, esses mesmos, jornais não dão a mesma ênfase e tratamento quando se trata de “jovens da classe média”; é evidente a ridicularização e a criminalização da população negra pelos meios de comunicação em larga escala.

Na televisão o caso é mais sério, pelo seu poder de difusão e massificação de ideias. Numa lembrança rápida, vemos que a televisão brasileira realizou uma “limpeza étnica” no imaginário coletivo. O que foi colocado ao longo de anos de domínio da Rede Globo – sobretudo nas novelas – é a ausência total de uma imagem positiva do negro; ele só aparecia hegemonicamente como serviçal ou bandido. Só muito recentemente algumas figuras negras começaram a aparecer em posição de destaque e com uma imagem positivamente construída, mas escondem os conflitos, a hierarquização e os problemas sociais brasileiros; as mazelas da miséria, da desigualdade e do extermínio de jovens  - que são em sua maioria negros - não são expostos. Atuei como professor de Filosofia no Sistema Prisional e quando me perguntam como é a cadeia respondo: é negra.


Também programas como “Central da Periferia” criam uma falsa visão de “sucesso”, mostrando uma “periferia” alegre, brejeira, erótica e faceira, individualizando a superação da pobreza e a chegada ao sucesso, utilizando jogadores e pagodeiros como modelos dessa “ascensão social”, deslocando a necessária reflexão e enfrentamento da verdadeira guerra civil que assola favelas e comunidades periféricas nos grandes centros urbanos brasileiros.

Não são tocadas as questões do acesso de modo amplo à riqueza gerada e as possibilidades de mobilidade social – sobretudo com uma educação pública de qualidade a todos – de modo sério e contundente como deveriam ser. O racismo e a discriminação estão muito presentes e disseminados nos aparelhos ideológicos e o educador, com preocupações sociais e envolvimento histórico, tem uma função de vital importância na mudança dessa mentalidade e tem a responsabilidade ética de enfrentar e dinamizar a construção de uma imagem positiva da população negra e indígena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Angústia, Desespero e Desamparo no Existencialismo de Sartre

No ensaio “O Existencialismo é um Humanismo ” o filósofo Jean-Paul Sartre busca esclarecer e  fazer uma defesa - enfatizando seus principais pressupostos - de sua proposta existencialista exposta na obra “ O Ser e o Nada ”, que foi duramente atacada tanto pela ortodoxia cristã, como pelo fundamentalismo ateu-marxista. Os cristãos o acusam de - ao negar a essência divina como fundante do humano – promover uma visão gratuita, sórdida e angustiada da vida, esquecendo das belezas do viver, ou, em suas palavras, abandonando “o sorriso da criança”. Já os marxistas indicam que Sartre propõe uma espécie de “imobilismo do desespero” , onde o fechamento das possibilidades da ação solidária consolidaria uma filosofia de caráter contemplativo, de fundo burguês. Os dois lados, segundo Sartre, partilham da certeza de que o Existencialismo, por ter sido gerado tendo como base o subjetivismo Cartesiano, promove o isolacionismo humano, se configurando então como uma doutrina sem ética e que promoveria

Berimbau 2 x O Acadêmico

Em maio último Antonio Dantas, coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ao tentar justificar o baixo conceito alcançado no ENADE, afirmou que isto é devido “ao baiano tem baixo Q.I”. Afirmou ainda categoricamente que “o berimbau é um instrumento prá quem tem poucos neurônios , pois possui somente uma corda .” A retórica empolada e cientificista de Dantas é um recurso largamente utilizado em nossos dias para justificar e explicar fatos e fenômenos em geral; e por força ideológica e midiática, ganha comumente contorno de verdade absoluta e inquestionável. A fala do Dr. Coordenador revela um ranço de pureza étnica vigente em nossa “elite”, que ainda determina os rumos do país e mantém firme nosso aviltante quadro de desigualdade e segregação social. O “especialista” é o maior porta voz e defensor da estrutura dominante. Mas o que mais pode estar na raiz desse discurso? Para tentar entender um pouco mais claramente essa questão, deixaremos de lado

O que é isso, o Brincante?

Considera-se o artista Brincante como um legítimo representante da “cultura popular”. A separação entre “cultura” e “cultura popular” é algo que cristaliza vários preconceitos. Distingue a última como um tipo de “fazer” desprovido de um “saber”, ou uma coisa “velha”, fruto da “tradição”, resíduo de uma gente em extinção. O termo “cultura popular” direciona para o passado, para um espaço perdido, para uma ruína que ainda resiste diante do fim inexorável. Já o que designa “cultura” - em contraposição a sua designação como “popular” - aponta para um saber atualizado, abarrotado de conhecimento comprovado e necessário; nessa acepção estamos “antenados com o presente” e “preparados para o futuro”. Na maioria das vezes quando ouvimos dizer que “fulano tem muita cultura”, está se referindo a alguém que adquiriu títulos, escreveu livros ou possui notoriedade por sua “produção intelectual”. Não se trata aqui de uma “cultura qualquer” que se apreende ordinariamente no meio da rua. Esse “suj