Pular para o conteúdo principal

O Filosofar como ética da resistência

O Filosofar como ética da resistência

“Uma parte de mim é todo mundo
Outra parte é ninguém, fundo sem fundo
Uma parte de mim é multidão
Outra parte estranheza e solidão
Uma parte de mim pesa e pondera
Outra parte delira.”

(Ferreira Gular, em “Traduzir-se” )


Escrevo sobre a questão levantada constantemente em salas de aula, seminários e grupos de discussão na internet, sobre a da possibilidade ou não da filosofia para crianças. Temos como conseqüência disto duas perguntas diretrizes, a saber: primeiro se é possível ensinar filosofia para os jovens – incluo correlatamente a esta ás categorias de “criança”, “infantil”, “infanto-juvenil”, “adolescente” e “aborrecente”.

A segunda pergunta é que - em sendo possível - qual a metodologia correta a ser aplicada. Essas duas questões apontam então para uma “pedagogia”, sendo assim, temos que fazer um mínimo de exercício para lançarmos alguma luz de como se constitui a pedagogia em nossa historicidade.

Podemos inferir que a pedagogia como a temos hoje, possui uma dupla filiação. De um lado deriva de um psicologismo infanto-juvenil, que pressupõe um humano sem dignidade e pobre de mundo. Esses humanos são adultos em miniatura, incompletos, desinformados, confusos e perdidos, que precisam receber formação e instrução para se constituírem como “sujeitos” ou “cidadãos do mundo”, principalmente do “mundo globalizado”.

Essa (de) formação segue, evidente, os ditames estabelecidos por uma visão adulta, ou seja, por pessoas inteligentes e bem resolvidas, que sabem distinta e claramente o que sabem e querem no mundo. Ou seja, o mundo e suas possibilidades já está dado de ante-mão.

De outro lado, a pedagogia está também fincada nas concepções morais vigentes, com toda sua carga de restrição e controle, além de uma hipertrofia da concepção de “sucesso” derivada da doutrina capitalista, do “ser alguém na vida”. Aqui temos como fundante um aspecto determinista que pretende uma educação literalmente “formativa”, ou seja, existe uma “forma”, uma idéia de adulto perfeita, que será régua e compasso na construção desse ideal de humanidade.

Dentro desse contexto ou universo de significação, o filosofar de pode se colocar de três perspectivas distintas: a primeira será a de adesão, corroborando com a doutrina formativa Isto implicará na defesa e colaboração para manutenção do projeto de negação de dignidade do outro nessa relação. Uma segunda postura seria a de indiferença, ou - como diria Sartre - de má-fé. Isso indica uma condição que, de certa forma, não concorre pra o enfrentamento da situação. É o famoso e popular “tanto faz, como tanto fez”.

A terceira perspectiva é que temos como resistência. Aqui nasce uma condição de enfrentamento ao pragmatismo vigente que - ao contrário deste - deve pressupor como digno o universo significativo do “outro”, independente da categoria estabelecida pelo mundo adulto. Esse enfrentamento pressupõe paradoxalmente uma adesão ao “outro”, de da dignidade ao seu conjunto de significações. Ou seja, antes de “pensar” e “conceituar” temos que efetuar uma atitude de retornar e viver e, sobretudo, perceber a mundaneidade em sua radicalidade e originalidade.

Temos então como fundante a retomada do sentido de novidade do mundo, de seu perfazimento, de sua contingência e imediaticidade, evitando a pretensão de pré-determinação e domínio.

Na postura redutiva - mas não reducionista – temos imbricada uma ética, pois como já foi citado, implica um reconhecimento da dignidade do ”outro”, de merecedor de atenção e respeito, sem os quais não se pode estabelecer um diálogo, uma troca, um encontro. Aqui não pressupomos a anulação de um mundo para entrar no do “outro”, mas um encontro que permita reconhecer como próprio seu o horizonte de significação e, a partir disso, se estabeleça um jogo relacional.

Reconhecer limite não significa determinação de impossibilidade, mas sim o seu inverso, ou seja, instauração de um âmbito de possibilidades que emerge a partir da supressão de conceitualismos ou pré-determinações que queiram enquadrar o humano em esquemas e fórmulas a priori.

Temos então que, como colocado inicialmente, a pergunta da possibilidade ou não do filosofar para jovens - bem como de sua questão colateral de como seria isso feito - só cabe se aceitarmos o pressuposto de negação de dignidade do humano categorizado como “jovem”, “criança“, adolescente” , “aborrecente” - ou da forma como quiserem.

A pergunta em si está repleta de pré-conceitos”, ou seja, de recusa e de determinação do outro como inferior, incompleto ou estúpido. Assim como a matemática e música, por exemplo, também o filosofar é algo próprio do mundo da vida; e se, nesse âmbito exposto, estamos seguramente dentro dele, não existe impossibilidade para o filosofar

Comentários

Leonardo Machado disse…
Esse problema é dos mais pantanosos, brother Fraga. Até pq só a idéia de ir a um lugar (escola?) pra aprender coisas já vem repleta de preconceitos. Achar essa justa medida Gadameriana de aceitar/rejeita/ressignifica é difícil pra kct.
no mais, excelente texto.

Postagens mais visitadas deste blog

Angústia, Desespero e Desamparo no Existencialismo de Sartre

No ensaio “O Existencialismo é um Humanismo ” o filósofo Jean-Paul Sartre busca esclarecer e  fazer uma defesa - enfatizando seus principais pressupostos - de sua proposta existencialista exposta na obra “ O Ser e o Nada ”, que foi duramente atacada tanto pela ortodoxia cristã, como pelo fundamentalismo ateu-marxista. Os cristãos o acusam de - ao negar a essência divina como fundante do humano – promover uma visão gratuita, sórdida e angustiada da vida, esquecendo das belezas do viver, ou, em suas palavras, abandonando “o sorriso da criança”. Já os marxistas indicam que Sartre propõe uma espécie de “imobilismo do desespero” , onde o fechamento das possibilidades da ação solidária consolidaria uma filosofia de caráter contemplativo, de fundo burguês. Os dois lados, segundo Sartre, partilham da certeza de que o Existencialismo, por ter sido gerado tendo como base o subjetivismo Cartesiano, promove o isolacionismo humano, se configurando então como uma doutrina sem ética e que promoveria

Berimbau 2 x O Acadêmico

Em maio último Antonio Dantas, coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ao tentar justificar o baixo conceito alcançado no ENADE, afirmou que isto é devido “ao baiano tem baixo Q.I”. Afirmou ainda categoricamente que “o berimbau é um instrumento prá quem tem poucos neurônios , pois possui somente uma corda .” A retórica empolada e cientificista de Dantas é um recurso largamente utilizado em nossos dias para justificar e explicar fatos e fenômenos em geral; e por força ideológica e midiática, ganha comumente contorno de verdade absoluta e inquestionável. A fala do Dr. Coordenador revela um ranço de pureza étnica vigente em nossa “elite”, que ainda determina os rumos do país e mantém firme nosso aviltante quadro de desigualdade e segregação social. O “especialista” é o maior porta voz e defensor da estrutura dominante. Mas o que mais pode estar na raiz desse discurso? Para tentar entender um pouco mais claramente essa questão, deixaremos de lado

O que é isso, o Brincante?

Considera-se o artista Brincante como um legítimo representante da “cultura popular”. A separação entre “cultura” e “cultura popular” é algo que cristaliza vários preconceitos. Distingue a última como um tipo de “fazer” desprovido de um “saber”, ou uma coisa “velha”, fruto da “tradição”, resíduo de uma gente em extinção. O termo “cultura popular” direciona para o passado, para um espaço perdido, para uma ruína que ainda resiste diante do fim inexorável. Já o que designa “cultura” - em contraposição a sua designação como “popular” - aponta para um saber atualizado, abarrotado de conhecimento comprovado e necessário; nessa acepção estamos “antenados com o presente” e “preparados para o futuro”. Na maioria das vezes quando ouvimos dizer que “fulano tem muita cultura”, está se referindo a alguém que adquiriu títulos, escreveu livros ou possui notoriedade por sua “produção intelectual”. Não se trata aqui de uma “cultura qualquer” que se apreende ordinariamente no meio da rua. Esse “suj